Nossa Terra

Minha foto
Araci, Bahia, Brazil
Cep: 48767-000

TESTE



21 de dez. de 2011

Quijingue: moradores reclamam sobre a saúde do município em frente a sede do ministério público da Bahia em Salvador


Situado no Território do Sisal, região semi-árida, o município de Quijinque possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano IDH, do país. Revoltados com essa situação, na última terça-feira, 20, a população de Quijingue dirigiu-se à sede do Ministério Publico em Salvador para protestar contra os demandos da administração municipal, principalmente na área de saúde, falta de medicamentos e falta de médicos nos PSFs. Os vereadores Reginaldo Matos, Antônio Brito e Romero Rocha entraram com representação no Ministério Público denunciando pagamentos exorbitantes a um médico com valores acima de 20 mil reais, sem o mesmo trabalhar.
 A Rede Record de Televisão fez a cobertura do protesto e em contato com o Ministério Público, foi informada que o Ministério Público de Euclides da Cunha vai apurar as irregularidades no Município.
Confira Video da Tv record Clique Aqui
Leia Mais

20 de dez. de 2011

Aposentadoria Rural: Conheça tudo sobre


"Só em Araci serão mais de 6 mil famílias empreendedoras rurais beneficiadas" - William dos Anjos, Presidente do SRA
Uma grande conquista do Sindicato Rural de Araci(SRA) no ano de 2011 foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Previdência e a CNA para facilitar o processo da aposentadoria rural
Mais de 6 mil empreendedores familiares rurais de Araci serão beneficiados com o Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, e o Ministério da Previdência. A parceria permite que o INSS capacite os sindicatos rurais para incluir os segurados especiais no Cadastro Nacional de Informações Sociais Rurais (CNIS Rural), para fins de aposentadoria. “São segurados especiais os agricultores familiares rurais que possuem entre 2 e 4 módulos fiscais. Eles precisam estar enquadrados na Lei 11.718/2008. Essa é a Lei que criou o Cadastro Nacional de Informações Sociais do meio rural, o CNIS-Rural”, explica William dos Anjos Almeida Presidente do SRA. “É o reconhecimento automático do benefício”, destacou.
A partir de janeiro de 2012, o Sindicato Rural de Araci começam a receber o treinamento do INSS.


Entenda, passo a passo, como funcionará este benefício:


1) Os sindicatos rurais vinculados ao Sistema CNA podem emitir declaração para fins de aposentadoria?
Sim. A Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, em seu artigo 117, e ainda o Termo de Cooperação assinado entre CNA, INSS e Ministério da Previdência permitem a emissão deste tipo de declaração.

2) A declaração poderá ser emitida para todo produtor rural?
Não. A declaração somente será emitida para produtores rurais que exerçam atividade em regime de economia familiar e que estejam enquadrados no certificado do INCRA como II-B ou II-C, e não possuir trabalhador permanente.

3) Qual é o produtor rural certificado do INCRA como II-B ou II-C?
II-B: É o produtor rural, proprietário ou não, que, em regime de economia familiar explora o imóvel.
II-C: É o produtor rural que possui mais de um imóvel, cuja soma das áreas é igual ou maior que dois módulos rurais. (Art. 1º, inciso II, alíneas “b” e “c”, do Decreto-Lei 1.166/1971).

4) Quando o produtor exerce atividade em mais de um município, qual sindicato rural poderá emitir a declaração?
Cada Sindicato poderá emitir uma declaração do período em que o produtor exerceu a atividade na sua base territorial.

5) Quem não é considerado segurado especial pode receber o benefício da aposentadoria?
Não. Somente será emitida para produtores rurais que exerçam atividade em regime de economia familiar e que estejam enquadrados no certificado do INCRA como II-B ou II-C, e não possuir trabalhador permanente. Esses são considerados segurados especiais. Não são considerados segurados especiais os filhos e as filhas casados; os genros e noras; os sogros e as sogras; os tios e as tias; os sobrinhos e as sobrinhas; os primos e as primas; os netos e as netas e afins.

6) O membro da família que possuir outra fonte de recurso perde a condição de segurado especial?
Sim. Com exceção dos rendimentos de pensão por morte deixada pelo segurado especial, auxílio acidente, auxílio reclusão e pensão por morte, cujo valor seja inferior ou igual ao menor benefício de prestação continuada; a remuneração será recebida pelo dirigente sindical; comercialização de artesanato rural; contratos de arrendamento firmados até 28/11/99, data da publicação do Decreto nº 3265/99, até o final do prazo estipulado em cláusula, exceto nos casos em que ficar comprovada a relação de emprego; contratos de parceria e meação efetuados até 21/11/200, data da publicação do Decreto nº 3.668/00.

7) Quem é o segurado especial?
O conceito de segurado, previsto no artigo 12, inciso VII, da Lei nº 8.212/91, e ainda nos termos das leis nº 11.718/08, nº 8.213/91, nº 8.212/91, dos decretos n.º 6722/08 e nº 3.048/99 e Instrução Normativa nº 45, de 06.08.2010, apresenta-se da seguinte forma:
Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
VII – como segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio
eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de: (Redação dada pela Lei nº 11.718, de 2008).
a) produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
1. agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais; ou (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008).
Ou seja, é o produtor, o parceiro, o meeiro, o arrendatário rural, o pescador artesanal e o assemelhado que exerçam atividade rural individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com auxílio eventual de terceiros, em sistema de mútua colaboração (conhecido como mutirão) e sem utilização de mão de obra assalariada, bem como seus respectivos cônjuges ou companheiros e filhos maiores de dezesseis anos ou a eles equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente com o grupo familiar respectivo.

8) Quem NÃO é considerado segurado especial?
Aquele que em determinado período utilizar mão de obra assalariada, sendo considerado nesse período contribuinte individual. Os filhos menores de 21 anos cujo pai e mãe perderam a condição de segurados especiais, por motivo do exercício de outra atividade remunerada, salvo se comprovarem o exercício de atividade rural individualmente, e arrendador de imóvel rural, com exceção dos casos da pergunta anterior.

9) Quais os documentos que comprovam a Atividade Rural do Segurado Especial?
A comprovação do exercício da atividade rural do segurado especial ou de seu respectivo grupo familiar poderá ser feita com a apresentação de alguns documentos:
São eles: contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural; comprovante de cadastro de Instituto Nacional de Colonização Agrária – INCRA; bloco de notas de produtor rural ou notas fiscais de venda por produtor rural; comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural ou de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, fornecido pelo INCRA ou autorização de ocupação temporária fornecida pelo INCRA.
A declaração do sindicato rural do Sistema CNA, documento complementar aos exigidos, será aceita quando o proprietário do imóvel rural estiver enquadrado no INCRA como Empregador Rural II-B ou II-C, sem assalariado, desde que o exercício da atividade rural seja individual ou em regime de economia familiar, sem a utilização de empregados, podendo esta situação ser confirmada por meio de outros documentos, e ainda, ser confirmado por meio de verificação junto ao CNIS – Rural.

10) Quem é o segurado facultativo?
São pessoas com mais de 16 anos que não exercem atividade profissional remunerada. É o caso da dona-de-casa, estudante, síndico de condomínio não remunerado, desempregado, presidiário não-remunerado e outros.

11) Para se aposentar, o agricultor precisa fazer uma inscrição. O que é inscrição?
Inscrição é o ato pelo qual o segurado e dependente são cadastrados no Regime Geral de Previdência Social, mediante comprovação dos dados pessoais e de outros elementos necessários e úteis a sua caracterização.

12) Quais são os segurados da Previdência Social?
São segurados obrigatórios da Previdência: segurado empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual, segurado especial e o facultativo.

13) Quem é o segurado empregado?
É a pessoa que presta serviços de natureza urbana ou rural ao empregador, em caráter não eventual, sob subordinação e mediante remuneração.

14) No meio rural, quem é considerado segurado empregado?
É aquele que trabalha para empresa ou proprietário rural, nas situações acima apontadas, incluindo os trabalhadores safristas.

15) Quem é o Contribuinte Individual?
É aquele segurado anteriormente denominado “empresário”, “trabalhador autônomo” e “equiparado a trabalhador autônomo”, que a partir de 26 de novembro de 1999, com a Lei 9.876, foi considerado uma única categoria e passou a ser denominado “contribuinte individual”.

16) No meio rural, quem é o contribuinte individual?
É o produtor rural que explora atividade agropecuária, pesqueira ou de extração de minerais, com auxílio de empregados. São, ainda, considerados contribuintes individuais, os volantes, temporários, empreiteiros, prestadores de serviço, dentre outros.
OBS: Atividade em caráter eventual (empreitada, prestador de serviço) é atividade exercida de forma não contínua e esporádica, sem subordinação e horário. Havendo configuração de vínculo empregatício, este passa a ser segurado empregado.

17) O que é a previdência social?
É o seguro social para quem o contribui.

18) Para que serve a previdência social?
Para substituir a renda do segurado – contribuinte, quando da perda da sua capacidade de trabalho.

19) Quando o trabalhador perde a capacidade de trabalho?
Quando é atingido por um dos chamados riscos sociais: doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário. E ainda: maternidade e a reclusão.

20) Quem financia a previdência social?
Toda a população.
Para mais informações ou tirar qualquer dúvida, entrar em contato com o Sindicato Rural de Araci.

Texto enviado pelo Sindicato Rural de Araci – SRA

                                                                                          Fonte:    Do Karmo Carvalho 
Leia Mais

17 de dez. de 2011

Araci - Polícia Militar prende dupla que assaltou mercadinho


A PM continua em diligencia para prender os outros dois participantes do assalto.

 Nesta sexta-feira,16, a Policia Militar da cidade de Araci, guarnição da Serra 62, Comandanda pelo Capitão Evódio Oliveira, soldados Vandercio, Batista e Kleber, prenderam e conduziram a DEPOL Janielson Santos Moura, 18 anos,(foto) residente na Rua  Erasmo Oliveira de Carvalho, S/n. Bairro Riacho, e o menor S.T.R.O, 17 anos, residente no Bairro do Coqueiro.

Na noite de quinta-feira,15, por volta das 20 horas,os dois acusados em companhia de outros dois não identificados, com duas motocicletas, armados de revolveres, praticaram um assalto no Povoado de Lagoa da Onça a um mercadinho de propriedade de Carmo Alves Campos levando a quantia de aproximadamente R$ 1200,00 e alguns aparelhos eletrodomésticos, na fuga Janielson perdeu um celular no local, o que facilitou a identificação por parte da Polícia. O mesmo foi encontrado com um revólver calibre .38 com seis cartuchos intactos e mais 13 munições e a motocicleta marca Yamaha de cor vermelha, placa  JMS 6547, utilizada no assalto. Os conduzidos foram autuados em flagrante pela delegada Ana Karine. A PM continua em diligencia para prender os outros dois participantes.
fonte: portal folha


Editado por Andreonys
Leia Mais

14 de dez. de 2011

Em fase de testes, Banco do Brasil vai operar serviços do Banco Postal em Pedra Alta


O Banco do Brasil (BB) começou a operar, como teste, serviços do Banco Postal em 17 pontos de atendimento, antes do início efetivo da parceria com os Correios, no dia 2 de janeiro de 2012. Esse projeto piloto começou no fim de novembro e foram escolhidas para operar o Banco Postal agências dos Correios abertas após a licitação vencida pelo BB.
O Banco Postal oferece serviços bancários básicos ao público nas agências dos Correios. Entre os serviços estão a abertura de conta-corrente, a concessão de empréstimos, de cartão de crédito, o pagamentos de benefícios do INSS, Bolsa familia e o recebimento de contas. Em maio, o BB venceu a licitação e vai ficar no lugar do Bradesco. O contrato é de cinco anos e seis meses, prorrogáveis por mais cinco.
Os clientes que não optarem por abrir conta no BB terão que procurar pontos de atendimento do Bradesco para fazer as movimentações a partir do próximo mês. O Bradesco tem uma rede de correspondentes, em farmácias e supermercados por exemplo, chamada Bradesco Expresso, além das agências bancárias, onde os clientes poderão manter o relacionamento, caso prefiram.
Com isso os moradore de Pedra Alta e povoados vizinho serão beneficiados pois não precisam ir até Araci para receber a aposentadoria ou beneficios do bolsa família, tambem não precisam abrir contas corrente para ter que receber seus beneficios basta ir com o catão do beneficio até à agência dos correios e sacar.
 Agência Brasil
editado por Andreonys
Leia Mais

13 de dez. de 2011

Acredite: A Viabahia vai aumentar o pedágio nas BRs 324 e 116 em até 12,5%


A concessionária Viabahia, que administra as BRs 324 e 116 sul, divulgou comunicado nesta segunda-feira (12) em que informa o reajuste das tarifas cobradas nos pedágios.

A Viabahia, concessionária que administra as rodovias BR-324, no trecho que liga Feira de Santana a Salvador, e BR-116 Sul, da Bahia até a divisa com Minas Gerais, reajustará os pedágios cobrados nas suas sete praças, duas na 324 e cinco na 116, a partir da meia noite desta quarta-feira (14).


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Viabahia a fazer o reajuste através da Resolução de número 3.746, publicada em 7 de dezembro de 2011.


As tarifas nas duas praças até Feira de Santana terão reajuste médio de 9,33% para 12 categorias de veículos previstas. Automóveis, caminhonetes e furgões pagarão mais 6,25%, passando de R$ 1,60 para R$ 1,70.


O maior reajuste em termos percentuais (12,5%) será pago por motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas. Os valores passarão de R$ 0,80 para R$ 0,90. Em valores absolutos, o maior reajuste é de R$ 1,30 para caminhão-reboque e caminhão-trator com semirreboque, ambos com 9 eixos.

BR-116

Nas cinco praças, o valor médio de aumento é de 8,97%. Automóveis, caminhonetes e furgões passarão a pagar R$ 3 contra R$ 2,80 antes do reajuste. O aumento é de 7,14%.

Os maiores reajustes em termos relativos são de 10,91% para caminhões leves, ônibus, caminhões-trator e furgões com rodagem dupla de dois eixos e para automóveis e caminhonetes de quatro eixos com reboques (passou de R$ 5,50 para R$ 6,10).


O maior aumento absoluto foi de R$ 2,30, já que caminhões e caminhões-tratores com nove eixos passaram de R$ 24,90 para R$ 27,20.


fonte: Ana Emíllia

Leia Mais

9 de dez. de 2011

Araci- Banda Amor de Cinema grava DVD em “casa”



Depois de tanta espera e de muita expectativa, enfim chegou a hora. Oito de dezembro vai ficar marcado na memória dos aracienses e principalmente dos fãs que mais uma vez viram a banda Amor de Cinema subir ao palco para realizar um grande feito, desta vez, a gravação do seu DVD oficial.
A banda araciense que há três anos vem conquistando fãs por onde passa, escolheu a sua cidade natal (Araci) para gravar seu DVD, na Praça Nossa Senhora da Conceição que ficou lotada desde cedo até os últimos segundos que findaram a gravação.  Uma gigantesca estrutura metálica formava o palco onde a banda se apresentou, mas o que mais chamou a atenção do público foi a humildade e o carinho pelos fãs da vocalista araciense e  estrela da banda, Eline Martins acompanhada dos vocalistas Claúdio Liviér e Edy Vieira. A gravação começou por volta das 23h30 e teve a participação especial do cantor Xandy do Harmonia do Samba.
A expectativa dos fãs ainda continua, afina,l agora eles querem o produto final. O DVD será uma das formas mais concretas dos fãs estarem pertinho da banda e curtirem a qualquer hora os principais sucessos da banda.

Conheça um pouco da História da Banda
O Forró Amor de Cinema, é uma grande banda da cidade de Araci-Ba, que já apareceu no mercado do forró com uma mega estrutura e com uma equipe de excelentes profissionais. Na parte do ballet são 03 casais de bailarinos, com currículos recheados de muita experiência, beleza e carisma.
A linha de frente da banda é formada com: Eline Martins (Ex Menina Faceira),  Claúdio  Liviér (Ex Calcinha Preta ) e Edy Vieira, que também tem sua história marcada no mundo do forró.
O Forró Amor de Cinema, tem como proprietária a vocalista Eline Martins, que nasceu e reside na cidade de Araci-Ba, sua terra natal, da qual ela ama muito, casada com Marciano Carvalho também é proprietário da banda. Marciano com grande experiência na área de eventos e produções e muito conhecimento com empresários, contribuiu para que esse sonho se concretizasse.
O 1º CD, Do Forró Amor de Cinema, está sendo um dos mais executados em todas as rádios de todo Brasil. O CD Foi gravado em Aracajú-Se, no Stúdio BW, com ótimos profissionais tendo como diretor musical Wigú ( um dos maiores produtores musicais de forró ) e Gilson Batata (sócio do Studio e baixista da Calcinha Preta). Resultou-se em um Cd de qualidade.
O Forró Amor de Cinema, com seu romantismo que esta sempre em audiência, transmitindo o verdadeiro amor, veio com três grandes participações, do mundo do forró: Edson Lima (Gatinha Manhosa), Paulinha Abelha ( Calcinha Preta ) e Marlus Viana ( Calcinha Preta ). Que não se ezitaram quando receberam o convite do forró Amor de Cinema para participarem do CD.
Eline Martins teve apoio e o amor incondicional da sua família. Seu pai (José Martins de Sousa) e sua mãe ( Maria José de Sousa ), grandes exemplos de coragem e garra que sempre confiaram no talento e capacidade da sua filha.
Eline Martins, Claúdio Liviér e Edy Vieira, juntos tem o objetivo de levar a todo o Brasil, o amor, a simplicidade e o carisma em forma de canções. “O amor verdadeiro estará sempre em audiência, nesse filme da vida real”
Texto extraído do Site da Banda   Fonte portal folha
Leia Mais

6 de dez. de 2011

Empresários de Camaçari entregam doces e brinquedos no Campo do Eloi


Alguns dos empresarios que contribuiram
para o sorriso das crianças
Na manhã do domingo, empresários de Camaçari e região realizaram um programa beneficiando os estudantes de informática do Campo do Eloi. O programa foi criado pelo empresário José Araújo, o CCICE – Centro Comunitário de Informática Campo do Eloi, com o objetivo de ensinar crianças, adolescentes e jovens que não têm condições de pagarem um curso de informática e até mesmo de se locomoverem para realizá-lo. O curso é oferecido totalmente gratuito e a única coisa que o aluno integra-se totalmente é no interesse em aprender. Lá é disponibilizado acesso a internet, o que facilita ainda mais o empenho dos estudantes.
Mais de trinta empresários ajudam na colaboração para que esse curso seja realizado. E, no domingo, o encontro foi para fazer distribuição de presentes em comemoração ao final de ano. Ainda foi sorteada duas bicicletas e foi entregue algodão doce, cachorro quente e diversos doces para a criançada.
Toni apresenta a ganhadora da bicicleta
O idealizador do curso, em entrevista ao Folha, disse: “é importante que a população tenha consciência das pessoas que não têm necessidade de dar um presente ao seu filho, tantas crianças queriam um brinquedo, um doce, um abraço diferente, mas não têm. Seria fundamental que cada um fizesse a sua parte e assim deixaríamos as crianças mais felizes e ficaríamos satisfeitos ao ver o sorriso de cada um”. Ele disse que todo ano realiza isso e sempre os empresários o ajuda, pois cada um pensa no próximo e ajudá-los é uma forma de estar feliz também.

Por: Natalia Araújo
Leia Mais

3 de dez. de 2011

Acidente entre três veículos deixa 36 mortos no interior da BA, diz polícia


(Foto: Zenilton Meira/ Agência A Tarde/ AE)
Polícia Rodoviária Federal informa que foram registradas 36 mortes. Colisão ocorreu na BR 116, na cidade de Milagres, no interior do estado.

Um acidente ocorrido na BR-116, na região da cidade de Milagres, no interior da Bahia, deixou 36 mortos e 11 feridos na madrugada deste sábado (3), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A colisão envolveu um ônibus que transportava trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta carregada com materiais de escritório. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.
O acidente aconteceu no km 586 da rodovia, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.
De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário.
A colisão ocorreu em um trecho logo após uma curva. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista.
Acidente entre três veículos deixa mortos no interior da BA, diz polícia (Foto: Wellington Ferreira/ Jequié Repórter)Alguns corpos foram levados para o IML de Jequié
(Foto: Wellington Ferreira/ Jequié Repórter)
Feridos
Segundo a PRF, os feridos foram levados para hospitais nas cidades de Jaguaquara e Jequié. Em Jaguaquara, o hospital informou que apenas um homem chegou à unidade. Ele foi encaminhado em estado grave para o Hospital Prado Valadares, em Jequié.
Em Jequié, a assistência social do hospital informou que os funcionários da unidade não estão autorizados a informar o estado de saúde das vítimas e que a Polícia Rodoviária Federal enviou um funcionário de Salvador, que será responsável por transmitir, via entrevista coletiva, os detalhes do acidente e as informações sobre o estado de saúde das vítimas. O horário da entrevista ainda não foi divulgado.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié informou que havia recebido a confirmação de 31 mortes. Segundo o DPT, 11 corpos seriam mantidos na estrutura do IML de Jequié e, os demais, enviados para Guanambi e Vitória da Conquista.
Do G1 BA
Leia Mais

2 de dez. de 2011

Cigano é executado na cidade de Araci


Neste momento a polícia faz diligências a procura dos autores dos tiros

Na noite de quinta-feira, 01, por volta das 19h10, na cidade de Araci, quatro homens  a bordo de um Fiat Pálio,  cor preta, placa não anotada, efetuaram vários disparos de pistola contra o cigano Ruberval Santiago  Almeida, (Rubem) 67 anos, residente na Travessa Joaquim Freire, 38, Bairro Coqueiro, Araci.
Segundo o cigano Joseval Almeida, filho da vítima, ele estava conversando com seu pai, sentados na porta de casa quando foram surpreendidos pelos atiradores que depois do crime fugiram com destino ignorado. A Polícia Militar esteve no local , juntamente com a Polícia Civil, efetuando diligências, mas não conseguriram êxito.

O cigano Rubem esteve envolvido num crime que ocorreu em 2008 na cidade de Teofilândia, onde teve dois filhos assassinados dentro de um bar no centro da cidade e ao tomar conhecimento dos autores  do duplo homicídio, como vingança teria matado a mãe dos assassinos.

                                                                                                                   CN * com informações PM
Leia Mais