Nossa Terra

Minha foto
Araci, Bahia, Brazil
Cep: 48767-000

TESTE



9 de jul. de 2015

Além de mosquito, contágio da zika pode acontecer também pelo sangue

Médicos ressaltam que, apesar da possibilidade, só há registros pelo Aedes.
Bahia também analisa se doença viral é causa do alto número de síndrome.
Leia Mais

19 de jun. de 2014

Após denúncias Secretário de Saúde de Araci entrega o cargo

João Batista da Silva Santiago
Depois de nove meses de uma gestão conturbada na cidade de Araci, marcada por diversas denúncias e fraudes na pasta da saúde, o secretário João Batista da Silva Santiago entregou seu cargo ao Prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto (PDT), nesta segunda-feira (16). Segundo o secretario o seu pedido de exoneração tem caráter irreversível.

Batista iniciou na gestão do prefeito Silva Neto assumindo a Secretaria de Relações Institucionais onde despachou até agosto do ano passado. Por conseguinte foi nomeado secretário de saúde pela exoneração da secretária Glória Firmo, após as denúncias de falsos médicos que atendiam no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

O secretário manteve sua filha, Karine Costa Santiago como coordenadora do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal da Saúde e foi denunciado por nepotismo ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Diversas denúncias apontaram problemas nos postos de saúde do município e no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na cidade de Araci, problemas estes que persistem até os dias atuais.


Recentemente, após investigações do programa Fantástico, da Rede Globo, o programa denunciou a ação da Cooperativa Baiana de Saúde (Cooba) na cidade de Araci. Na reportagem a diretora da entidade, Cláudia Gomes, entregou o esquema que segundo ela, 7% da verba destinada à saúde vão para a cooperativa e 10% para a parte da pessoa que fizer a indicação. Vale lembrar que foi assinado, em abril de 2013 um contrato entre a Prefeitura de Araci e a Cooba no valor de R$ 4,25 milhões o que renderia uma recheada comissão de R$ 425 mil para o intermediário da negociação com a cooperativa.
Fonte: Reclame Araci
Leia Mais

25 de mar. de 2014

Araci: Caixa Economica e prefeito Silva Neto faz entrega de 300 casas populares

Estava certa a presença do governador, mas de última hora foi cancelada, como tinha sido a segunda vez, o prefeito entendeu que as famílias estavam ansiosas e resolveu fazer a entrega das moradias, mas não deixou de agradecer ao governador e a presidenta Dilma pela grande ação social.


entrega de casas em araci - des.1- Raimundo Mascarenhas
Cerca de trezentas famílias do município de Araci, receberam na manhã desta quinta-feira (27), durante um ato público que contou com a presença do prefeito Antonio Carvalho da Silva Neto (PDT), da vice-prefeita Maria Betivania Lima de Jesus (PSC), dos secretários municipais, da maioria dos vereadores e representantes da Caixa Econômica, as chaves da casa própria, construídas através do programa Minha Casa. Minha Vida, no bairro da Bombinha. As casas, situadas em um condomínio batizado de Residencial Sol Nascente, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os ambientes.
entrega de casas em araci -14- Raimundo Mascarenhas
Das trezentas casas, nove foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, a exemplo da residência de Luiz Souza Araújo, que possui deficiência em uma das pernas. No condomínio foi construída uma área de convivência com praça, quiosque e campo de areia com alambrado.
entrega de casas em araci -2- Raimundo Mascarenhas
Uma das beneficiadas foi Maria Reis dos Santos, 30 anos, solteira, sete filhos e morava de favor na casa de um parente no Bairro do Coqueiro. “Maria”, como é chamada, não escondeu sua alegria em receber as chaves da casa e ao lado do prefeito e da secretária de Desenvolvimento Social, Renalva Lisboa Cordeiro, foi conhecer o seu novo lar. “Hoje foi o dia mais importante da minha vida. Parece que ganhei o céu, pois não aguentava mudar tanto de casa e pela primeira vez em minha vida, eu e os meus filhos, iremos ter um endereço fixo”, comemorou.
entrega de casas em araci -12- Raimundo MascarenhasNana como é conhecida à secretária de Desenvolvimento Social, falou que Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal, em parceria com estados, municípios, destinado para construção de casas para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, cuja prestação mensal será de 05% da renda familiar. Ela lembrou ainda que não houve interferência política na seleção das famílias e foram priorizadas as moram em áreas de risco, deficientes, idosos ou que possuem mulheres chefes de família, como é o caso de Maria dos Reis.
entrega de casas em araci -11- Raimundo Mascarenhas
Em seu pronunciamento, Nana, falou como foi difícil no momento da seleção, “mas com amor responsabilidade, fluiu muito bem, no final tudo deu certo e estamos entregando moradia para quem precisa”, concluiu. Todos os critérios que foram definidos e aprovados pelo Com Cidade, um conselho formado por representantes da sociedade civil e poder público.
entrega de casas em araci -9- Raimundo MascarenhasO prefeito, popularmente conhecido por Silva Neto, justificou a ausência do governador Jaques Wagner, cuja mudança da agenda lhe foi informado pelo secretário de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, com quem esteve na tarde de quarta-feira (26).
Silva Neto lamentou e disse que gostaria da presença do governador Jaques Wagner, até para agradecer tudo que tem feito no município, mas, foi bastante aplaudido ao afirmar que não era possível adiar mais uma vez o ato, pois o importante era entregar as casas a quem necessita. “Hoje participo deste ato, depois vou visitar todas as casas, tomar um café e me fortalecer com todos vocês, pois sei o que é morar de aluguel e também já sentir a alegria de entrar pela primeira vez numa casa própria. Sou político e ser político é sentir a dor do povo e ajudar a diminuir ou acabar com este sofrimento, conforme aprendi com meu pai Zé da Fó”, falou o prefeito.
entrega de casas em araci -8- Raimundo Mascarenhas
Silva Neto aproveitou para agradecer a Caixa Econômica e externou elogio dizendo tratar de um banco que faz acontecer e garantiu que será construída uma grande obra no Bairro da Bombinha, que será uma creche, dando tranquilidade as mães quando saírem para trabalhar.
entrega de casas em araci -15- Raimundo Mascarenhas
Outro momento que chamou atenção dos beneficiados foi à exibição através de um telão da mensagem da presidente Dilma Rousseff direcionada para o município de Araci, onde relatou os avanços na área de moradia e afirmando que ninguém no Brasil que nasceu pobre estava condenado a permanecer pobre. No Brasil, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida I,foi lançado em 2009.
Deficiente visual entre as prioridades para receber a casa, cuja chave foi entregue pela vice-prefeita
Deficiente visual entre as prioridades para receber a casa, cuja chave foi entregue pela vice-prefeita
Keinha, como é chamada a vice-prefeita, esteve à frente, no inicio do governo, da Secretaria de Desenvolvimento Social disse que a cerimônia emocionante e estava vivendo uma das maiores alegrias podendo ver que a vida de famílias e um grande número de pessoas está se transformando para melhor. Ao entrar na residência de Dona Maria dos Reis, a vice-prefeita destacou a qualidade dos materiais e da obra que foi entregue e lembrou que 200 famílias haviam recebido as casas anteriormente e mais 200 casas estão sendo construídas. “Nosso governo, sob a liderança de Silva Neto, está trabalhamos ao máximo para poder oferecer a essas famílias um espaço digno para que aqui sejam felizes e tenham qualidade de vida”, falou. O
entrega de casas em araci -13- Raimundo Mascarenhassuperintendente da Caixa Econômica de Feira de Santana, José Raymundo Cordeiro Junior, falou que empreendimento atende às exigências de qualidade do PMCMV, sendo equipada com infraestrutura completa, composta por meio-fio, pavimentação com paralelepípedo e redes de água potável, neste caso ainda existem alguns problemas, mas está conversando pessoalmente com a EMBASA, energia elétrica com iluminação pública e disponibilidade de acesso ao transporte público e ao se pronunciar pediu cautela para não venderem, alugar ou qualquer outro tipo de negócio, pois impedem fazer outros negócios com a CEF.
entrega de casas em araci -5- Raimundo Mascarenhas
Ele também falou o programa minha casa melhor, lançada em 12 de junho, pelo Governo Federal e oferece aos beneficiários do PMCMV condições especiais de financiamento para aquisição de móveis e eletrodomésticos. Os beneficiários do Programa podem contratar a linha de crédito Minha Casa Melhor a partir da entrega das chaves e pediu apenas que pechinchasse antes de fazer qualquer negócio. Representando a Caixa Econômica, compareceram o gerente da agência local, Nelson Firme e do representante no Nordeste, Hélio Luiz Duranti.
entrega de casas em araci -10- Raimundo MascarenhasDuranti destacou que o programa Minha Casa Minha Vida criado no então Governo Lula, ao iniciar em 2009 a Caixa firmava cerca de dois mil contratos por dia com os beneficiários e que hoje chega a 8 mil contratos, “esse programa e prioridade da Presidente Dilma.  O Programa Minha Casa Minha Vida tem como objetivo reduzir o déficit habitacional no país, por meio da construção de residências para famílias com renda baixa. Aproveitem pois vocês estão recebendo uma casa de qualidade”, disse o representante do Nordeste que aproveitou para falar também que os moradores usem o cartão que o Governo Federal disponibiliza para mobiliar a casa, ” aproveitem o juro é muito baixo e está ao alcance de qualquer pessoa, ele aproveitou para pedir as pessoas que paguem “direitinho” para que esse dinheiro retorne e seja investido em outras moradias populares.
entrega de casas em araci -6- Raimundo Mascarenhas
A FCK Construções e Incorporações, com mais de 28 anos, foi a responsável pela construção do condomínio e segundo Hugo Bastos, um dos diretores, a empresa vem ampliando seus horizontes atuando nos setores públicos e privados, atendendo aos requisitos legais, ou seja, as normas e especificações aplicáveis – mantendo a qualidade dos serviços prestados, priorizando o respeito à sociedade e aos colaboradores, preservando o meio ambiente e buscando a satisfação dos seus clientes. No caso especifico do Residencial Sol Nascente, foi confeccionado um “manual do proprietário”, com uma série de recomendações para o uso adequado do imóvel.

O manual fornecido tem aplicação exclusiva para imóvel a que se destina não podendo ser tomado como parâmetro na resolução 
de dúvidas ou problemas em outros imóveis
da construtora.
Segundo Hugo Bastos, a partir da vistoria e do recebimento das chaves das unidades habitacionais, o usuário torna-se responsável pela manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade da residência.

Fonte: CN
Leia Mais

30 de jan. de 2014

Agência do Banco do Brasil de Araci tem seus caixas eletrônicos explodido por quadrilha

DSCN4821
Uma quadrilha explodiu os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Araci na madrugada desta terça-feira (28). A ação dos bandidos ocorreu por volta das 2h20.
Segundo a polícia, um grupo com cerca de sete homens armados vestidos com roupas do exército chegaram ao local em dois carro, quatro deles foram até a guarita que fica em frente a prefeitura da cidade e renderam os dois agentes da Guarda Municipal, enquanto um grupo com três arrombaram as portas da agência e usaram dinamite para explodir os caixas. Em seguida as quadrilhas fugiram nos veículos com rumos ignorados. Ainda segunda a polícia, a viatura tinha passado minutos antes em frente à agência.
“Eles colocaram duas dinamites, mas apenas uma estourou o que parece que eles não conseguiram levar nenhuma quantia, porque os cofres dos caixas estão intactos,” contou um policial. 
CAM00684
Com o impacto da explosão, boa parte da agência foi destruída, toda área de atendimento dos caixas eletrônicos, o teto e as portas de vidro foram totalmente destruídos. Na correria os bandidos deixaram uma banana de dinamite cair no chão em frente a agência. Clientes de uma pousada que fica em cima da agência ficaram assustados no momento da explosão. Ninguém ficou ferido.

CAM00703
Banana de dinamite deixada para traz
Fonte: A Voz do Campo.
Leia Mais

23 de jan. de 2014

O programa A Bahia Que a Gente Gosta mostra Araci

Neste domingo (26), o programa A Bahia Que a Gente Gosta vai levar o telespectador para a cidade de Araci, no sertão da Bahia. Ana Paula vai mostrar as histórias, as curiosidades e as belezas naturais da região.

Vai ter uma visita especial ao museu da cidade, entrevista com personagens local e ainda muita adrenalina com um passeio de jipe até Poço Grande, um dos pontos turísticos da cidade de Araci. Programa volta a ser exibido às 8h30.
Ana Paula: Foto R7 
Leia Mais

22 de jan. de 2014

Araci: Veículo capota e policias militares ficam feridos quando retornavam de serviço em João Vieira

Três policiais militares da 3ª Cia de Araci ficaram feridos na madrugada desta terça-feira (21), após o veículo em que os agentes viajavam capotar na estrada que liga o distrito de João Vieira a cidade de Araci, próximo a localidade de Barreiro Preto.
Segundo informações do batalhão, o grupo retornavam de uma jornada de trabalho na festa do Padroeiro de João Vieira no veículo fox de cor preta, quando o motorista perdeu o controle do carro e acabou capotando na estrada.
1558882_621929527843300_1547189241_nOs agentes e o motorista foram socorridos para o Hospital Municipal de Araci com ferimentos pelo corpo e logo em seguida liberado pela equipe médica de plantão.                                                                                                                                                                    
1620136_621929534509966_955554134_n
Fotos do carro Amassado
Fonte: A voz do campo
Leia Mais

21 de jan. de 2014

Rapaz natural de Araci é assassinado na cidade de Saúde que fica próximo a jacobina

Carlos Augusto Barreto, de 26 anos, foi assassinado com vários tiros na noite da última sexta-feira (17), no centro da cidade de Saúde.

De acordo com informações de populares, o crime aconteceu nos fundos do prédio onde funciona a prefeitura da cidade. Carlos foi atingido no peito e na cabeça. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Saúde e logo em seguida transferido para uma unidade hospitalar em Jacobina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho.
Carlos Augusto é natural de Araci do povoado de Bento região de Pedra Alta, zona rural do município. O rapaz morava a alguns anos em São Paulo, mas estava na cidade de Saúde a cerca de dias quando foi visitar uma garota que havia conhecido pela internet.
Até o momento ninguém sabe as causas e a motivação do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Cidade.
O corpo do rapaz foi sepultado na manhã deste domingo (19) no cemitério de Pedra Alta.
Foto FR Notícias

Leia Mais

19 de jan. de 2014

Pedra Alta terá torre de celular

Todos nos moradores de pedra alta estamos aguardando a instalação da antena de celular, a torre já está pronta só falta a antena para liberar o sinal celular, no mês de dezembro foi publicado em alguns meios de comunicação que estaria
pronta em fevereiro, todos estão aguardando ansioso, com está antena em pedra alta irá melhorar a vida de todos da da região.
Exemplo de uma torre celular 
Leia Mais

22 de out. de 2013

Descaso na saúde: hospital municipal de Araci está abandonado

 Na manhã desta terça-feira (22) a reportagem do Bocão News Publicou denúncia que aponta problemas no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na cidade de Araci, município do nordeste baiano.

Segundo a fonte que terá a identidade preservada, o hospital que rebe pacientes diariamente estaria sem material de trabalho, sem higienização adequada, com problemas de infraestrutura e a alimentação – de médicos e pacientes, é irregular.


Fotos: Leitor 

De acordo com a fonte, o problema seria percebido na entrada do hospital. “Na portaria a situação está precária, não existe o procedimento de triagem, não tem porteiro nem segurança. Qualquer pessoa tem acesso às dependências do hospital e não existe horário de visita”.


O drama seria maior nas dependências da unidade, que estaria sem material adequado para atendimento aos pacientes. “O hospital só possui um tensiômetro que serve a toda unidade e não tem autoclave (equipamento que serve para esterilizar os materiais de procedimentos cirúrgicos). No setor de urgência e emergência, o desfibrilador e oxímetro estão quebrados, o equipamento laringoscópio está sem bateria para a realização de exames e faltam medicamentos básicos”.

E não para por aí. Detalhando o suposto caos no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, o denunciante acrescenta. “O posto de enfermagem não tem papel toalha e sabão, e as macas sem lençóis prejudicando a higiene. Não existe material para gestantes e mulheres pós-parto, a exemplo de fraldas descartáveis”.

Em fotos encaminhadas ao site há imagens de paredes umedecidas e com mofo. “Onde ficam os médicos entre um procedimento e outro, há mofo nas paredes, e no banheiro não existe nem sabonete nem papel toalha”.

Finalizando a denúncia, a fonte acrescenta que a alimentação dos profissionais de saúde não é acondicionada de forma adequada. “A comida é servida fria, mesmo sendo fritura a óleo, pois o micro-ondas fica na cozinha fechada e mesmo que tivesse aberta, o equipamento não funciona”.

Entretanto, de acordo com o atual diretor do hospital, Itamar Matos, a unidade passa por reforma e há nove messes, quando assumiu a direção, a situação era mais grave. “Nós estamos em processo de reforma. Aqui temos nutricionistas para cuidar da alimentação de profissionais e pacientes. O que invalida esta denúncia de falta de cuidados com a refeição. Como estamos em processo de mudanças há serviços que são adaptados, a triagem é um exemplo disso. Mas não significa que o hospital enfrenta tais dificuldades citadas”, defendeu o Matos.

A reportagem do site conseguiu falar com o secretário de Saúde de Araci, mas ele informou que não poderia dar continuidade a entrevista. Em contato com o Bocão News, a assessoria de comunicação emitiu uma nota sobre andamento das obras no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

Foto enviada pela secretaria de Saúde do município que fala sobre a reforma

A nota:

Realmente recebemos o hospital no início do ano em condições precárias.  Até porque as fotos mostram que o estado é mesmo complicado e que não é em dias que se chegam nessas condições.

Além das fotos que lhe foram enviadas, outras alas estavam desativadas e equipamentos estavam parados por falta de manutenção.  As três ambulâncias da cidade, por exemplo,  estavam sucateadas, sem condições de rodar.

A partir de janeiro foram eleitas prioridades, uma vez que o município esta em crise
financeira e é necessário planejar todo e qualquer investimento.
As três ambulâncias foram reformadas e já colocadas à disposição da comunidade (duas em distritos e uma para o próprio hospital).

Também foram adquiridos equipamentos novos, como   Raio-X e dois ultrassom e móveis novos: Macas   e cadeiras para recepção.
As reformas já começaram, programadas por alas.  As fotos (que lhe enviarei em seguida) mostram exatamente isso: alas que já estão sendo reformadas e com a manutenção em dia.
Leia Mais

23 de set. de 2013

Araci: Rapaz é esfaqueado no povoado de Tapuio quando retornava de festa

Um rapaz não identificado foi esfaqueado na madrugada deste domingo (22), por volta das 4h, no Povoado de Tapuio, zona rural de Araci.
De acordo com informações, o rapaz que mora na cidade de Santaluz retornava de uma festa no povoado de Poço Grande, que fica na zona rural de Araci, no carro fiorino, de placa JQZ-9754, licença de Salvador, quando foi surpreendido na localidade de Tapuio por quatro elementos não identificados. Ainda de acordo com as informações, o rapaz levou cinco facadas. Os elementos fugiram sem deixar pistas. O veículo em que a vítima estava ficou boa parte destruída pelos criminosos.
O rapaz foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santaluz. O estado de saúde dele ainda é desconhecido. A polícia militar esteve no local. 










A voz do Campo
Leia Mais