Nossa Terra

Minha foto
Araci, Bahia, Brazil
Cep: 48767-000

TESTE



20 de set. de 2011

ÁGUA DO Araci Norte - AUDIÊNCIA PÚBLICA com a CERB em VARZEA DA PEDRA dia 23/09/2011-14Hs



PROGRAMAS


ÁGUA PARA TODOS 

Nesta sexta feira 23/09/2011 apartir das 14hs, as ASSOCIAÕES COMUNITARIAS dos povoados de ARACI e de SANTA LUZ das regiões de PEDRA ALTA , POÇO GRANDE, TAPUIO , VARZEA da PEDRA, MIRANDA , SERRA BRANCA , FERREIROS e BOA ESPERANÇA  Sob coordenação dos FUMACs dos dois municipios vão se reunirem no Distrito FRONTEIRISTICO DE Varzea da Pedra.
O objetivo discutir a extensão do projeto ARACI NORTE para mais de 50 localidades rurais nessa região.
A intensão é incluir no AGUA PARA TODOS 2 que agora faz parte da parceria BAHIA BRASIL e adotado pela presidenta DILMA.
Neste evento a CERB ja confirmou presensa para ouvir as reivindicações da população vive um momento dificil com a seca .O Programa Água para Todos tem como foco principal a ampliação do acesso de abastecimento de água para a população baiana. A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) tem um papel importante como coordenadora executiva do comitê gestor, que é responsável pelo monitoramento, avaliação e difusão dos resultados do programa, tendo em vista que as ações serão executadas por diversos órgãos do Estado da Bahia.
Aumentar a oferta de água de qualidade e ampliar os serviços de saneamento básico ao longo dos próximos quatro anos, articulando a essas iniciativas componentes de sustentabilidade ambiental, como a proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes, mananciais e áreas de recargas; educação ambiental; melhorias habitacionais e projetos socioeconômicos.
Investimento
Para efetivar as suas ações, o programa disponibilizará  de recursos oriundos de fontes internacionais, federais e estaduais.
  
Abrangência
O programa abrange todo território baiano e tem como objetivo proporcionar o atendimento ao direito humano fundamental de acesso à água em qualidade e quantidade, prioritariamente para consumo humano, numa perspectiva de segurança alimentar, nutricional e de melhoria da qualidade de vida em ambiente salubre nas cidades e no campo.
Linhas de Ação
As atividades incorporadas ao Programa Água para Todos podem ser organizadas  em quatro linhas de ação:

1.Abastecimento de água  compreende a perfuração e operação de poços; a construção de cisternas para captação de água de chuva; a construção e operação de barragens; a implantação, ampliação e melhorias de sistemas de abastecimento de água.


2.Esgotamento sanitário  compreende a implantação e a ampliação e melhorias de sistemas de esgotamento sanitário e tratamento de efluentes associados à preservação de mananciais utilizados para abastecimento e a qualificação da saúde pública.
3.Saneamento integrado – compreende a implantação de sistemas de saneamento integrado: ações de abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de águas pluviais; coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos, aliados as intervenções de urbanização e de melhorias habitacionais.

4.Meio ambiente, projetos socioeconômicos e de geração de trabalho e renda – engloba ações voltadas para a construção de cisternas calçadão e barragens subterrâneas, recuperação de matas ciliares, nascentes e áreas de recarga, recuperação de áreas degradadas, preservação e conservação de mananciais de abastecimento, educação ambiental qualificada voltada às práticas sustentáveis nas atividades produtivas bem como aquelas referentes à melhoria das condições de vida e trabalho da população beneficiada.

Estas quatro linhas de ação compreendem também a elaboração de estudos e projetos necessários às intervenções e ao seu melhor aproveitamento e gerenciamento, bem como o desenvolvimento institucional dos órgãos e entidades participantes.

0 comentários